domingo, 30 de outubro de 2011

Projeto: Relatos e Fatos da História


O projeto executado pelos Professores de História do Sistema de Organização Modular de Ensino - SOME denominado Relatos e Fatos da História, durante o período de realização dos módulos nos municípios em que estivessem em 2002, com alunos do Ensino Médio.
Na apresentação do projeto, os professores enfatizavam que tendo em vista a melhoria do ensino de História dentro do Sistema Modular e outras inúmeras questões que afligem a nós e aos nossos alunos, um grupo de professores elaborou uma proposta para trabalhar o conteúdo exaustivo, o que culminou com o projeto História, Oralidade e Memória:Retratos e Relatos da realidade local. Essa foi uma forma encontrada para aproximar o educando da sua realidade e fazê-lo ver que a História não é algo distante como se costuma pensar.
Como para nós é impossível resgatar algo do passado, o que tentamos fazer é ver o fato por outro olhar, que não seja o oficial, o dos heróis vencedores contidos nos livros didáticos.
Como sabemos que muito ainda há para ser feito para que o alunado pense a História como algo que faz parte dele, principalmente depois de anos de silêncio desses vencidos que para nós são os vencedores. Dessa forma inserimos o aluno no seu contexto, fazemos com que ele se aproxime da sua história, da sua cidade e possa, dessa forma, transformá-la e valorizá-la.
Os alunos tinham participação ativa na busca de fotos documentos e relatos de moradores mais antigos do município, objetivando a construção de painéis que mostravam o processo de criação da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário