domingo, 30 de outubro de 2011

Projeto: Mídias e Conhecimentos Matemáticos


Introdução
Alguns assuntos são tão comentados, ou têm tamanho impacto sobre nossas vidas ou na sociedade em que vivemos que não podem ser relegados à vida lá fora: podem e devem ser trazidos para a sala de aula, onde serão devidamente discutidos e talvez transformados em poderosos vínculos entre o que é vivido e o que é estudado.
Os jornais e revistas são ótimas fontes de reportagens para as aulas de Matemática, pois trazem assuntos que podem ser explorados em sala de aula, aproveitando-se os fatos e acontecimentos atuais que fazem parte do dia-a-dia dos alunos.
Esses textos oferecem uma oportunidade para trabalharmos conceitos matemáticos e interdisciplinar, ao mesmo tempo em que podemos desenvolver habilidades de leitura, escrita, seleção de informações e resolução de problemas.
Saber ler e interpretar diferentes tipos de textos, em diferentes linguagens, saber analisar e
interpretar informações, fatos e idéias, ser capaz de coletar e organizar informações, além de estabelecer relações, formular perguntas e poder buscar, selecionar e mobilizar informações, são habilidades básicas para o exercício da cidadania tanto quanto para a vida escolar.
Os textos apresentados nos materiais impressos da mídia vão além das possíveis explorações numéricas, pois propiciam leituras de gráficos e tabelas, enigmas, histórias em quadrinhos, charges, charadas, quebra-cabeças, medidas de áreas, cálculos de volume e capacidade, enriquecendo, assim, a proposta da resolução de problemas.

Objetivos
· Observar a aplicação dos dados estatísticos no mundo em que vivemos, reconhecendo assim, a importância da estatística.
· Interpretar dados estatísticos apresentados por meio de tabelas e gráficos.
· Construir corretamente uma tabela a partir de um levantamento de dados.
· Construir e analisar com os dados estatísticos gráficos de linha, barras, colunas e setores, manualmente e através do Excel.

Metodologia
O trabalho será realizado em pequenos grupos, com os alunos da 8ª série, tendo em vista que os alunos devem ter em mente que diferenças individuais sempre ocorrerão e, por isso mesmo, a colaboração de todos é necessária para a compreensão do conteúdo estudado.
Em todas as atividades haverá um espaço inicial para a explicação do professor e um tempo para que sejam realizadas pelos grupos. Após isso, teremos um momento para a apresentação do trabalho dos grupos aos seus colegas e por fim, um fechamento conjunto entre o professor e seus alunos.
O importante nisso tudo é perceber que os materiais da mídia podem ser ótimas fontes de trabalho e aprendizagem para nossas escolas e que todos os seus ricos e variados recursos devem ser utilizados com frequência pelos professores.

Atividade: Construir o conhecimento a partir de situações do cotidiano

Através da escolha de uma reportagem de jornal ou revista contendo assuntos que envolvam conteúdos matemáticos trabalhados até o momento. Baseado na reportagem escolhida, cada aluno deverá criar um problema matemático e entregá-lo ao professor, acompanhado pelo texto original e pelos cálculos para a solução do problema proposto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário