Construindo o conhecimento a partir de uma mídia
2. Justificativa
Alguns assuntos são tão comentados, ou têm tamanho impacto sobre nossas vidas ou na sociedade em que vivemos que não podem ser relegados à vida lá fora: podem e devem ser trazidos para a sala de aula, onde serão devidamente discutidos e talvez transformados em poderosos vínculos entre o que é vivido e o que é estudado.
Os jornais, revistas e filmes são ótimas fontes para aulas interdisciplinares, pois trazem assuntos que podem ser explorados em sala de aula por professores de diferentes disciplinas, aproveitando-se os fatos e acontecimentos atuais que fazem parte do dia-a-dia dos alunos.
Essas mídias oferecem uma oportunidade para trabalharmos conceitos interdisciplinares, ao mesmo tempo em que podemos desenvolver habilidades de leitura, escrita, interpretação, seleção de informações e resolução de problemas.
Saber interpretar diferentes tipos de mídias, em diferentes linguagens, saber analisar e interpretar informações, fatos e idéias, ser capaz de coletar e organizar informações, além de estabelecer relações, formular perguntas e poder buscar, selecionar e mobilizar informações, são habilidades básicas para o exercício da cidadania tanto quanto para a vida escolar.
3. Público Alvo
Alunos da 8ª série da Escola Poranga Jucá
4. O que o aluno poderá aprender com esta aula
Proporcionar ao aluno um trabalho interdisciplinar com conceitos básicos de várias disciplinas em uma situação real, por meio de dados obtidos a partir da leitura e análise de uma reportagem de revista.
5. Duração das atividades
Quatro aulas de 45 minutos cada.
6. Conhecimentos prévios trabalhados pelo professore com o aluno
* Conceitos básicos da estatística (amostra, frequências, tabelas, gráficos, etc);
* Porcentagem;
* Uso do Excel ou outro programa de construção de tabela e gráficos.
7. Estratégias e recursos da aula
Em sala de aula (2 aulas de 45 minutos)
1º Passo
Iniciaremos a aula através da apresentação e leitura de uma reportagem de revista contendo assuntos que envolvam conteúdos matemáticos e de outras disciplinas trabalhados até o momento. Clic aqui para ver a reportagem
2º Passo
Validando os conceitos: Baseado na reportagem, os alunos deverão responder a questões de várias disciplinas.
Língua Portuguesa:
Assinale com um x o principal objetivo do texto:
( ) incentivar o consumo de água mineral
( ) informar sobre a preocupação dos ambientalistas
( ) divulgar as águas minerais que estão na moda
Geografia:
Observe o gráfico intitulado “Os campeões do consumo”.
Escreva os continentes em que se localizam cada um dos países apresentados no gráfico.
Ciências:
Na composição química da água mineral aparecem entre outros elementos, cálcio, potássio, sódio e magnésio. Procure na tabela periódica o símbolo de cada um desses elementos.
História:
Desenhe uma linha do tempo e escreva os principais fatos apontados na reportagem sobre o uso da água desde a Antiguidade.
Matemática:
Faça uma pesquisa na sua turma com a seguinte pergunta: Você consome água mineral? Com que frequência? E represente a sua pesquisa em uma tabela.
Qual o percentual de alunos que consome água mineral? E qual o percentual que não consome?
Represente a sua pesquisa através de um gráfico em colunas, barras ou setores.
No laboratório de informática (2 aulas de 45 minutos)
1º Passo
Com a classe no laboratório de informática montaremos as tabelas e gráficos construídos na aula anterior em softwares ou programas específicos.
2º Passo
Postar no blog da escola o material produzido pelos alunos.
8. Avaliação
A avaliação levará em conta:
* A participação e a produção dos alunos nas aulas;
* Os resultados obtidos nas provas;
* A aceitação e engajamento de outros professores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário